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N° 27 ***
A situação é complicada: Um garoto abandona a prova, sem nada respondido, porque estava com um problema corporal. Mais para a frente, ele resume ao coordenador da escola: "Me melei!". Seria cômico se não fosse trágico.
O curta pernambucano de Marcelo Lordello tem poucas falas, e os close-ups no rosto do protagonista passam todo o desespero e angústia de se estar passando mal gastricamente.
O curta pernambucano de Marcelo Lordello tem poucas falas, e os close-ups no rosto do protagonista passam todo o desespero e angústia de se estar passando mal gastricamente.
A escola pode ser cruel, muito cruel. Os alunos quando descobrem não perdoam. "Cagão, cagão!". Piadinhas não faltam.
O ditado "uma imagem vale mais que mil palavras" é constatado na melhor cena do filme: um estudante correndo pelos corredores com a prova do crime na mão - a camisa "melada".
O diretor deve ter ficado aliviado com as palmas finais, apesar das poucas vaias, já que antes da exibição estava apreensivo, por já conhecer a que o público é capaz.
O curta é engraçadinho e bom, mas não a ponto de vencer a competição.
Por que "N° 27"? Não me pergunte...
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Cidade Vazia ***
Um pouco melhor que o curta exibido anteriormente - N° 27 -, mas não muito, Cidade Vazia, de Cássio Pereira dos Santos, que é do Distrito Federal, e acabou filmando em Patos de Minas, também acabou dividindo as opiniões dos assistentes.
Bruna é uma menina que tem tudo para ser uma rebelde sem causa, patty e "safadinha". Ela resolve sair pela cidade curtindo. Seu primo, Beto, vai atrás, com o objetivo de trazê-la de volta para casa, o que só acontece quando ela quer.
Apesar de parecer um enredo sem graça, o curta prende a atenção, sendo simples mesmo. E, talvez, isso seja até o que faz do curta interessante.
Bruna é uma menina que tem tudo para ser uma rebelde sem causa, patty e "safadinha". Ela resolve sair pela cidade curtindo. Seu primo, Beto, vai atrás, com o objetivo de trazê-la de volta para casa, o que só acontece quando ela quer.
Apesar de parecer um enredo sem graça, o curta prende a atenção, sendo simples mesmo. E, talvez, isso seja até o que faz do curta interessante.
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Filmefobia -
Com o polêmico longa da noite, Filmefobia, de Kiko Goifman, 80min, não poderia ser diferente. Pessoas saíram no meio do filme. Pessoas odiaram. E Pessoas amaram. Preferi até me abster de dar as estrelas para esse filme, por ainda não saber se é bom ou ruim.
De medo de sangue, cobras, ratos e agulhas, até medo de botões, ralos, cabelos, anões e penetração. Fobias é o cerne do filme que seria o making off de um documentário.
Ficção? Documentário? Essa discussão mexe com a imaginação do público. A produção jura que é ficção, apesar de ter alguns atores realmente fóbicos. Mas a verdade só sabe quem participou das filmagens.
Jean-Claude Bernadet, estudioso do cinema na vida real, no filme interpreta o documentarista, que afirma que "a única imagem verdadeira é a de um fóbico em frente ao seu medo". E é justamente isso o que ele procura - colocar as pessoas em situações fortes, emocionalmente violentas. Chocando, como reverberação, o próprio público - com exceção de alguns que acharam graça nas situações desagradáveis.
O cineasta Zé do Caixão, com uma ponta no longa, realmente consegue fazer piadas de algumas situações específicas, mas na maior parte da exibição, o filme é denso e tenso.
Em todos os diálogos, entre a equipe de produção do "documentário", há uma discussão filosófica e ética do se fazer aquelas imagens. Jean-Claude parece a todo momento justificar o que fazia - levar as pessoas ao extremo do pavor -, em nome da arte.
Eles podem não se considerar sádicos, mas o filme não passa de sadismo. Obviamente, o longa tem todo o seu valor, nada igual foi feito - apesar de ter um cheiro distante de Jogos Mortais -, e a qualidade da produção, e atuação (será mesmo?), foi muito boa.
Se vencerá o Festival é uma incógnita. Ao mesmo tempo em que tem todas as qualidades para tal, pode ser considerado uma aberração. Nos resta esperar para ver.
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No vídeo abaixo, Kiko Goifman apresenta seu filme no Cine Brasília:
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